Recreio, MG: O patrimônio conta a história

A sepultura seguinte, da família Barbosa da Fonseca, é outro monumento do cemitério de Conceição da Boa Vista.



Manoel Barbosa da Fonseca, falecido em 1901, nasceu em Portugal a 11 de agosto de 1834. Em 1871 comprou terras da Fazenda Belmonte, de Francisco Corrêa Dias. Esta propriedade adquirida em Conceição da Boa Vista, constava de 16,5 alqueires localizados à margem do córrego Belmonte e na divisa com propriedade da família de Lucindo José Carneiro.

Foi agraciado com o título de 1º Visconde de São Manuel, para ele criado pelo rei D. Luiz I de Portugal, por decreto de 24 de março de 1886. Por esta época, o governo liberal de Portugal concedeu muitos novos títulos nobiliárquicos aos cidadãos que haviam prestado relevantes serviços à casa real, ao monarca ou ao país. Infelizmente, porém, nas publicações sobre este titular da Nobreza de Portugal consta que ele era proprietário apenas no Rio de Janeiro, sem citar Conceição da Boa Vista onde, naquele ano, era um dos eleitores.

Sabemos que o Visconde de São Manuel deixou pelo menos um filho chamado Manoel Barbosa da Fonseca Júnior, também eleitor de Conceição da Boa Vista em 1886. Sabemos também que a propriedade da família estava dentro do território que permaneceu no distrito depois da divisão de 1890. Corroborando outras informações, e como já vimos no post de 12 de abril, Theophilo Barbosa da Fonseca Moura contratou imigrantes nos anos de 1895 e 1896 para a sua fazenda Belmonte, sendo informado que o desembarque seria na Estação Recreio.

8 comentários:

  1. O SENHOR THEOPHILO BARBOSA DA FONSECA TAMBEM ERA FILHO DO VISCONDE DE SÃO MANUEL, ERA SEU SEGUNDO FILHO POIS ELE AINDA TEVE FILHAS.CARMEN VERONICA FONSECA DIAS,BISNETA DO SENHOR THEOPHILO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Veronica. Se for possível, gostaria de contar com sua colaboração para ampliar o conhecimento sobre a família. Por favor, envie-me um endereço eletrônico.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:11 PM

    Olá Nilza

    Meu nome é Lindolpho Barbosa da Silva , sou neto do Sr. Teófilo barbosa da Fonseca e bisneto do Sr. Manoel barbosa da Fonseca. Gostei da informação e gostaria de receber informações sobre a minha família ..

    Obrigado

    Lindolpho barbosa

    ResponderExcluir
  4. Olá Lindolpho: escreva-me sobre seus ascendentes para que eu possa completar o quadro familiar.

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou Damaris Alcantara Paula Queiroz,descendente de Nelson Baptista de Paula e Dalila do Valle Paula, ambos de Recreio. Gostaria de saber alguma coisa sobre os ascendentes de meus avós. Durante algum tempo eles foram membros da Igreja Cristã ai em Recreio.Sei que ai não tem mais nenhum dos filhos (todos Já falecidos) e ou netos. Grata. gadarisq@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Damaris: precisamos saber a época em que seus antepassados viveram em Recreio para fazer a busca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 1900 até 1945 tenho certeza! Meus tios foram casados com moças da família Antinarelli e Loçasso.

      Excluir
  7. Olá Damaris. O período de seu interesse é posterior ao encerramento das minhas buscas. Sendo assim, os personagens não constam em meu banco de dados. De todo modo, se você informar os nomes de seus tios, talvez algum morador de lá os reconheça e envie informações.

    ResponderExcluir

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.