Recreio, MG: Criação dos Novos Distritos

Hoje voltamos a abordar a divisão do território de Conceição da Boa Vista, tratando de um dos aspectos da criação do distrito de paz denominado São Joaquim, atual distrito de Angaturama. Segundo o Decreto nº 241 de 21 de novembro de 1890, a população que então pertencia à Freguesia de Conceição da Boa Vista passaria a constituir o novo distrito, cujos limites foram assim descritos:
Art. 2º. As divisas dos novos distritos serão:
§ 1º. De S. Joaquim, pela margem direita do Rio Pomba no lugar denominado – Poço da Onçapor esta acima até encontrar a divisa da fazenda da viuva Souza e seus herdeiros e por esta divisa a abranger a fazenda da Bôa Vista, tomando-se a cabeceira da Agua Limpa, abrangendo a fazenda do finado Felicissimo, tomando-se o espigão em frente á casa da fazenda e por êste acima até virar para o corrego do Barreiro; por êste acima até a serra do Ganjão; pelo alto desta a abranger a fazenda do capitão Benjamin Monteiro de Barros; desta á fazenda do finado Domingos Custodio a fechar na cabeceira do corrego das arêias e dêste a apanhar o espigão que divide as fazendas de Manoel José Ferreira e Manoel Ignacio Gomes em uma réta ao ponto de partida no Rio Pomba.
Assim fica esclarecido que as propriedades de Felicíssimo Vital de Moraes, Benjamin Monteiro de Barros, Domingos Custódio Neto, Manoel José Ferreira e Manoel Ignacio Gomes estavam dentro do território do novo distrito. Além disso, confirmamos que Água Limpa, além de denominar região no atual distrito de Abaíba, também denominava um ribeirão no distrito de São Joaquim. Outras duas denominações que guiam estudos sobre Recreio são Poço da Onça e Barreiro, sendo esta última bastante conhecida nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.