Manoel Joaquim Barbosa


Consulta-nos um leitor sobre a família de Manoel Barbosa, que viveu em Conceição da Vista na segunda metade do século XIX. Acreditamos tratar-se de Manoel Joaquim Barbosa, cuja esposa chamava-se Mariana, e com quem teve os filhos José, Francisco e Ana, todos nascidos antes de 1838 conforme o Mapa de População daquele ano.

Apesar da dificuldade de estudar a família, devido ao grande número de homônimos, levantamos a hipótese deste Manoel ter sido um dos filhos de Francisco da Silva Barbosa e Ana Josefa, que formaram a Fazenda da Boa Vista nos anos de 1830. Isto porque, segundo um processo de 1880, em que Laurindo José Martins e sua esposa Blandina Maria da Conceição tratavam de recuperar o direito e domínio sobre o Sítio denominado Serra dos Monos, informa-se que as terras tinham sido por eles compradas de Manoel Joaquim Barbosa.

Num primeiro momento, a localização destas terras nos remeteriam para Santa Isabel (atual Abaíba). Porém, ao analisarmos outros registros de propriedades da época, observamos que existiram, pelo menos, duas fazendas com o nome Boa Vista. Uma delas, justamente a formada por Francisco da Silva Barbosa, localizava-se na Serra dos Monos, vertentes do Pirapetinga, fazendo divisa com fazendas mais ao norte do distrito de Conceição da Boa Vista. Além disso, observamos a presença de descendentes destes Barbosa pioneiros entre os eleitores de Conceição da Boa Vista após o desmembramento de Santa Isabel.

Um comentário:

  1. Olá, não sei se teria algo em comum...mas estou pesquisando sobre a minha família barbosa...Meu nome é Carla Patrícia Barbosa, o Barbosa veio do meu pai Antonio Carlos Barbosa que veio do meu vô Vivalde de Paula Barbosa e o pai dele era Rafael Barbosa...sei que são de Sapucaí Mirim MG. E eu sou de Paraisópolis MG

    ResponderExcluir

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.