Propriedade de Francisco Celidônio

Quando, no post de 15 de abril, dissemos que este personagem era morador de Recreio, deveríamos ter explicado a localização de sua fazenda. Com a consulta de um leitor, decidimos acrescentar um comentário naquela data e abrir outro espaço para este assunto.

Segundo os registros pesquisados, Francisco Celidônio Gomes dos Reis comprou, em 1874, terras pertencentes à Fazenda São Luiz, formada por José Gomes dos Santos antes de 1858 no território de Conceição da Boa Vista. Localizada na margem direita do rio Pomba, parte desta fazenda passou a pertencer a Itapiruçu em 1883. Em 1884, Francisco Celidônio comprou uma casa naquele distrito, localizada no largo da Matriz e com fundos para o rio Pomba. Entretanto, continuou como eleitor de Conceição da Boa Vista, onde era alistado, pelo menos, desde 1876.

Importante esclarecer que o distrito de Itapiruçu pertenceu a Leopoldina até 1891, quando foi incorporado a Palma. Por esta razão, Francisco Celidônio foi confirmado como eleitor de Conceição da Boa Vista em 1886, sede da junta que abrangia uma grande área territorial.

Menos de um ano depois da transferência de Itapiruçu para Palma, este personagem veio a falecer, sendo sepultado em Conceição da Boa Vista, conforme informamos no dia 15 abr.

Veja também:Aspectos Históricos de Recreio, MG: Itapiruçu deixa de ser distrito de Leopoldina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.