Recreio, MG: Profissões dos Antigos Moradores

Ao lembrarmos dos escravos, uma nova questão se levanta da observação da contagem populacional. Vejamos como estavam distribuídos os moradores de 1872 segundo suas profissões.

Uma das leituras possíveis deste quadro diz respeito aos 1129 habitantes sem profissão definida. Seria uma grande simplificação dizer que estão as mulheres livres, esposas e filhas dos proprietários. Segundo o trabalho analisado, a composição deste grupo é a seguinte:



Sabemos que as estatísticas podem ser vistas por diversos ângulos. Aqui apresentamos um deles para reforçar o que temos dito em outros posts: nosso objetivo é estimular a imaginação dos leitores, no sentido de buscarem sentido para as informações apresentadas.

20 comentários:

  1. arraial novo10:54 AM

    luciano monteiro de castro deixou um comentário:

    a familia monteiro de castro é de recreio?
    consta que meu falecido avô teria nascido em conceição da boa vista, atual recreio, em 1901... recreio tinha cartorio de registro civil?
    =================
    Claro que sim, Luciano. Na época, Recreio era distrito de Leopoldina e como os demais teve seu Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais a partir de fevereiro de 1889.

    Sobre a primeira pergunta, os Monteiro de Castro espalhavam-se pelo território do Feijão Cru desde a primeira metade do século XIX.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:37 PM

    Boa tarde!

    Meu avô nasceu em recreio em 1901, eu estou precisando das certidões de nascimento dele e de óbito do meu bisavó (espanhol) seria possível conseguir o endereço eletrônico ou telefone do cartório de recreio?

    Seria de grande ajuda.

    Obrigado

    Gustavo Peres (gustavo.peres@globo.com)

    ResponderExcluir
  3. Olá Gustavo: o telefone do cartório de Recreio é 32-3444.1218

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:08 PM

    Onde se localizava a fazenda ITAJUBA em 1897, de propriedade da familia MACHADO, Antonio Machado era seu proprietario.Meu bisavo trabalhou nesta fazenda, era imigrante italiano e gostaria de saber se ainda encontro algum documento de empregados . OBRIGADO cantarigv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Cantarin: não sei se existia fazenda com este nome em Recreio.

    ResponderExcluir
  6. Marcela10:58 AM

    Meu bisavô é de Recreio e estou a procura de informações sobre meus antepassados.
    Sebastião Gomes Henriques que era pai de Carlos Gomes Henriques.
    queria saber sobre o sobrenome Gomes Henriques e se possível o e-mail ou endereço do Cartório de Registro Cível.
    Grata
    marcela_g_medeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcela: não tenho o endereço eletrônico do Cartório de Recreio. Estou encaminhando seu pedido para um pesquisador da cidade. Caso ele tenha informações sobre os seus, entrará em contato.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:14 AM

    tenho muito interesse em saber sobre o primeiro escrivao de recreio mg miguel jose aragao.nao tenho como procurar mais ja buquei de todos os jeitos e nao cinsigo nenhuma informaçao.tenho certidoes assinadas por ele em 1887 a 1900.sei que era portugues e casado em santa tereza de valença hoje rio das flores .ja fiz ate contato com a paroquia de la e nao conseguinada .era parente meu e gostaria de saber o grau de parentesco que tinha com minha bisavo rosa aragao de paula tambem nascida la.nem batisterio da minha avo nem registro d casamento dele .csoou-se com uma baiana de nome izabel guedes como conseguir tal informaçao

    ResponderExcluir
  9. Arraial Novo5:36 PM

    Pelas suas informações, parece que você não fez a pesquisa diretamente nas fontes disponíveis. Neste caso, eu não consideraria que você fez todas as buscas necessárias. Se ele se casou na Igreja de Santa Tereza de Valença, eu iniciaria justamente folheando o livro paroquial num período entre 10 anos depois e 25 antes do matrimônio. Desta forma seria possível descobrir a composição da família, incluindo origem. A partir daí, eu buscaria os respectivos livros de batismos, consultando-os pessoalmente para anotar dados que ajudassem no prosseguimento.

    Da mesma forma, eu consultaria todos os livros paroquiais do período em que ele foi escrivão em busca de pistas sobre apadrinhamentos e batismo de filhos próprios. Por outro lado, eu faria o mesmo em relação a sua bisavó. No meu entender, é a maneira mais segura para vc localizá-la no tempo e no espaço.

    Quanto ao cargo que ele exerceu, identificando a data em que assumiu vc poderá pesquisar a documentação da época para estabelecer estratégias de buscas que acrescentem informações à história de vida dele. Importante, também, consultar jornais e atas dos poderes executivos, legislativo e judiciário.

    Caso seja de seu interesse, envie um endereço de e-mail para que possamos trocar informações específicas ao caso.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8:06 PM

    Olá Cantarim,voce quer saber se existiu uma Fazenda em Recreio com o nome de Itajubá,existiu sim,só não sei onde ficava localizada.Se quiser pode entrar em contato comigo por este mesmo blog.Vou procurar saber pra voce.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8:12 PM

    Olá Gustavo,voce está pedindo certidão nascimento e óbito do seu bisavô,mas não colocou o nome dele e nenhuma data.É preciso nome e data(mais ou menos aproximada).Deixe recado neste blog.

    ResponderExcluir
  12. Edison Lopes10:24 PM

    Meu bisavô chamava-se Marcello Girardi, veio da Itália em meados de 1895 (Vapor Perseo)com seu pai Angelo Girardi, mãe Luigia,irmão Giuseppe,e irmã Vittoria. Casou-se em Recreio (Leopoldina) em 1898 com Catterina Martignon; obtive esta certidão onde consta como local de nascimento, do meu bisavô, a Província de Verona. Enviei diversas cartas para as Cidades solicitando a certidão de nascimento porém,as respostas foram negativas.
    Seria possível encontrar mais dados nos Cartórios ou paróquias em Recreio ou Leopoldina?
    Existe algum pesquisador na Cidade?
    Obrigado.
    edison.lopes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Edison: não tenho dados sobre a família. Vamos torcer para q algum leitor do blog possa ajudar.

    ResponderExcluir
  14. Edison: um leitor do blog comentou sua msg. Disse que olhou "alguns índices para a Igreja aqui em Recreio e não vi os nomes de Marcello Girardi nem Angelo Girardi,mas passei muitos Martignon. Aqui em Recreio ainda existem muitos só que assinam Martinhão.Talvez voce encontre seus familiares no Cartorio de Conceição da Boa Vista ou Leopoldina.Martigno e Martinhão são da mesma família."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, encontrei a certidões de nascimento dos meus bisavós; Marcello Girardi, nasceu em Vicenza e Catterina Martignon em Veneza. Muito obrigado pela colaboração de todos.

      Excluir
    2. Que ótimo, Edison. Conte-nos mais a respeito de seus antepassados. Eles se casaram em Recreio?

      Excluir
    3. Casaram-se no Distrito de Santa Isabel, Comarca de Leopoldina, em maio/1898, tiveram quatro filhos, Ângelo(meu Avô), Virgílio, Angelina e Luzia. Meu Avô, Ângelo Geraldo(Eugenópolis, 07/1909), casou (Conceição da Boa Vista, 05/1932) com Erotides Ferreira da Silva (Conceição da Boa Vista, 08/1915). Tiveram dez filhos,dentre eles minha mãe Oneida Geraldo (Angaturama, 03/1935).

      Excluir
    4. Olá Edison, buscando informações sobre minha família Vassalli em Leopoldina, achei informações de THEODORO GIRARDI (filho de Sebastião Girardi e Theodora Vassalli). Vc já ouviu falar nesse Theorodo Girardi?

      Parabéns pela certidão, é uma vitória encontrar esses documentos.

      Excluir
  15. Anônimo7:00 PM

    Olá, me chamo Francisco de Assis Machado e minha falecida mãe (Maria José Machado) sempre contou que sua família era de Recreio-MG. Ela é filha de Margarida Machado (minha avó que faleceu ao dar luz a minha mãe) e Francisco Machado. Margarida Machado era de uma família tradicional da cidade proprietária de fazenda que não sei o nome. Não estou os procurando com interesse pois não preciso. Só gostaria de conhecer meus parentes pois não conheço nenhum. Meu e-mail é assismachado76@gmail.com e meu Whatsapp é (21) 9 8360 1830 Agradeço desde já a quem puder ajudar encontrar.

    ResponderExcluir

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.