Conceição da Boa Vista, Recreio, MG


Atendendo ao pedido de um visitante do blog, interrompemos os comentários sobre os antigos moradores do território onde foi fundada a cidade de Recreio para ajudá-lo a localizar a região que estamos mencionando. Começamos pela imagem atual da área urbana de Conceição da Boa Vista, obtida com o Google Earth.


Por volta de 1830 a região foi ocupada por famílias provenientes, em sua maioria, da Serra da Ibitipoca. A Lei nº 533, de 10 de Outubro de 1851, em seu artigo primeiro determinou:

Art. 1º Ficão elevados da Districtos de Paz: [...] Art. 6º O novo Districto de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista do Município do Mar de Hespanha divide com o do Feijão Crú defronte da barra do Ribeirão de S. João no Rio Pomba, seguindo pelo espigão acima entre as fazendas de Manoel de Novaes, e da Bocaina, a ganhar a serra, seguindo por esta até a diviza do Alferes João Baptista com Manoel Ferreira no Cemiterio, e d'ahi a encontrar o rumo da sesmaria dos Mendes, que dividem com o mesmo Manoel Ferreira; e seguindo pelo mesmo atravessando a serra, a encontrar com o rumo da sesmaria de Joaquim Cezario, que divide com os Valins; e no fim do referido rumo em direcção às fazendas da Soledade, e Santa Ursula, ficando estas pertencendo ao Districto do Feijão Crú; e com o Districto da Madre de Deos, fica dividido pela serra da Pedra Branca até embocar no Parahyba, e por este abaixo até a Barra da Parapetinga Grande, ficando as mais divizas taes quaes actualmente se achão estabelecidas.

Já a Lei nº 1902, de 19 de Julho de 1872, declarou

Que eleva à cathegoria de Parochia o curato de N. S. da Conceição da Bôa Vista do municipio da Leopoldina. [...] Art. unico. Fica elevado à cathegoria de parochia o curato de N. S. da Conceição da Bôa Vista do municipio da Leopoldina, e conservará as mesmas divisas; revogadas as disposições em contrario.


Posteriormente, com a dificuldade de levar a Estrada de Ferro Leopoldina até o distrito, por conta de problemas com proprietários de terras localizadas entre a estação de Abaíba e o distrito de Conceição da Boa Vista, o traçado foi revisto e criou-se a Estação do Recreio, conforme já explicado neste blog.

O decreto nº 123, de 27 de junho de 1890, criou o distrito de Recreio, que foi elevado a município e cidade pelo Decreto-Lei nº 148 de 17 de dezembro de 1938. A partir desta data, Conceição da Boa Vista deixou de ser subordinada administrativamente a Leopoldina, passando a fazer parte do novo município.

A seguir pode-se observar cartografia publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, nos anos de 1950, contendo o traçado da ferrovia.


28 comentários:

  1. Anônimo5:46 PM

    comente sobre jean josef andrê e arthur josé andré eles foram pessoas importantes na politica local e nacional, procurem por trevo da boa esperança onde se localizam as fazendas boa esperança e santa quitéria.

    ResponderExcluir
  2. Pedirei ajuda de moradores locais porque devem ser de período posterior ao encerramento da minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. ivonete André Teixeira8:03 PM

    faço parte da familia de Jen joseph Andrey, e gostaria saber da sua arvore genealogica,e sua historia, se possível.Agradeço desde já pela gentileza. ivonete André Teixeira sou filha e neta de pessoas que viveram em Conceição da boa vista meus avos paternos: Manoel Teixeira da Silva e Antonieta Duarte Teixeira e os avós materno: Alfredo Américo André e Mª das Dores Tavares André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:15 PM

      Veja o site http://familiaandre.blogspot.com.br/ com a genealogia de Jean Joseph Andrey. Sou Pedro Paulo da Cruz, filho de Maria das Mercês André, filha de João Domingues André que viveu na fazenda da Lealdade e meu pai nasceu na fazenda da Boa Esperança, que viveram em Conceição da Boa Vista. Meu nome deveria ter sido Pedro Paulo André Cruz, mas no cartório preferiram este.

      Excluir
  4. arraialnovo11:03 AM

    Olá Ivonete: estou consultando outras pessoas em busca de informações. Por favor, indique o período em que viveram seus avós.

    ResponderExcluir
  5. ivonete andré teixeira4:24 PM

    olha eu não sei bem certo mas deve ser entre 1890 a 1965. sei que meus avós estão enterrados no cemiterio de Conceição da boa vista-Recreio-mg. Talvez para facilitar pra voces eu sou prima da Naiá, Nadege, Nidéia e Alair(leca) eles moram perto da rodoviaria de recreio.

    ResponderExcluir
  6. boa noite, tambem sou natural de Conceição da Boa Vista, sou da familia aguiar e Neves, meus entes queridos estçao enterrados ai, vou sempre rezar po eles, gostei muito de saber a historia de nosso municipio. meu e'mail edercio,ja@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. arraia novo10:08 PM

    Obrigada, Edercio. Estamos trabalhando para que a história de Recreio não se perca.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:01 PM

    ivonete com permissao da d.conceiçao andre os parentes que voce procura moram em recreio,as fazendas ainda existem boa esperança e santa quiteria se voce procura pela historia da familia o telefone dela e (32)34441551

    ResponderExcluir
  9. olá pessoal . minha avó tem 73 anos e ela é natural dessa cidade sendo que veio p/ o rio de janeiro pequena com sua prima chamada quinó vei tambem a irmã de minha vó natalina hj elas se encontarm morando no bairro de bangu RJ,minha vó vive me falndo da igreja concição da boa vista , e tive pesquisando na net e vi fotogarafias da cidade e da igreja muito lindas , fiquei ate com vontade de conhecer .21-24034802 jorge antonio

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:34 PM

    oi gente eu já morei em recreio e queria achar alguna amigos no facebook será q eu consigo?
    ju-pirinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo Lindíssimo blog. Nasci em Conceição da Boa Vista, MG no ano de 1952 onde passei minha infância, fui batizada, estudei, fiz minha Primeira Comunhão e onde boa parte da nossa família se encontra sepultada inclusive meus pais, Cléo Tassara de Pádua e Rosa Moreira Tassara. Em 1962 nos mudamos para Recreio, MG. Hoje moro em Niterói, RJ. Um Ano de 2012 Feliz e Abençoado para Todos!!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Ana Emilia. Faremos o possível para continuar merecendo sua atenção.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4:39 PM

    ola pessoal desta simpatica eacolhedora recreio mg fui morador desta cidade nos anos de 60 morava na epoca no largo do botafogo me chamavam de carioca cunhado do zezinho canta galo jogador do ideal tio do zeze ex jogador do flu e fla(rj) gostaria de saber se a familia dos pimenta ainda residem ai na cidade(guidinho e jorge)(irineu e moises)pescavamos no rio nos fundo da nossa casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Por favor, deixe seu nome para que as pessoas possam trocar informações com vc.

      Excluir
  14. proucuro carlos de aguiar filho de rute calixto de aguiar de leopoldina minas gerais

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8:09 PM

    GOSTARIA DE SABER SE RECREIO TEM LOCAL DE PESCAR, RANCHO PRA ALUGAR, LOCAL DE ACAMPAMENTO E SE É O RIO BOMBA QUE PASSA PRÓXIMO A CIDADE..ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Estou encaminhando sua msg para moradores de Recreio que poderão prestar-lhe melhores informações. O município de Recreio é banhado pelo Rio Pomba, que marca a divisa norte de seu território.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo12:22 AM

    Sou Bisneto de Chico Louro,sei de uma historia do tumulo do Pai ou do Avo do Chico fica na igreja de conceição o tumulo, gostaria de ter detalhes sobre essa historia, sou neto de Quirino Dias tambem casado com Gracina da Conceisão,Gracina é filha do Chico, eu gostaria de saber sobre a historia da familia do meu avó tambem!!
    pedrofonsecadias@hotmail.com
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro Fonseca Dias: creio que será mais fácil ajudá-lo se tivermos o nome dos personagens e época em que viveram. Por favor, escreva-nos novamente e tentaremos identificar a família de seu interesse.

      Excluir
  18. Anônimo10:14 PM

    Olá gostaria de saber sobre meus parentes que moram em Conceição da Boa Vista MG.Sou filha da Tunica Sou neta da D.Francisca ,meu tio que mora nesta cidade é tio Mário e tia Quitute ,outros parentes moram em Pirapetinga meu nome é Loide de Mesquita RJ

    ResponderExcluir
  19. Prezada Loide: estamos encaminhando sua mensagem para moradores da localidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10:58 PM

      Muito obrigada ,estarei aguardando

      Excluir
  20. Prezada Sra Nilza Cantoni,

    antes e primeiro de tudo quero parabeniza-la pelo grande e valioso trabalho de pesquisa que realizou, pois o mesmo muito enriqueceu o meu conhecimento a cerca da história da minha família.

    Aproveito pra saber se você pode me ajudar na pesquisa sobre os meus antepassados italianos que residiram na cidade de Recreio em Minas Gerais.

    A informação que sobre a genealogia dos meus antepassados é:

    Chegaram no Brasil em 1891 pelo porto do Rio de Janeiro, e depois foram residir em Recreio, são eles:

    Bovo Spedo - *54 anos - Trisavô - Italiano
    Mulher - Maria Spolidora - *37 anos - Trisavó - Italiana
    Filho - Orlando Spedo - Tio bisavô *10 anos - Italiano
    Filho - Olindo Spedo - Bisavô *7- Italiano
    Filha - Teresa - Tia Bisavó *2 anos - Italiana
    João Spêdo - Avô - Brasileiro
    Carlos Alberto Spedo - Pai - Brasileiro
    Melissa de Queiroz Spedo - Filha - Brasileira (eu)
    * idade que tinham quando chegaram ao Brasil.

    Estou a procura de algum registro dos meus antepassados italianos como certidões de nascimento, casamento, onde conste o nascimento deles na Itália.

    O único documento que tenho, é o de casamento do meu avô, registrado no cartório de Angaturama em 24/07/1952 porém nele não consta em que cidade ele nasceu na Itália.

    Portanto, gostaria de saber se com esses dados supracitados, você conseguiria me ajudar.

    Desde já agradeço, e fico no aguardo de suas considerações.

    Att.,

    Melissa Spedo

    ResponderExcluir
  21. Olá Melissa: não tenho informações sobre a família q vc procura. Como foi que vc concluiu que os dois filhos italianos usavam o sobrenome Spedo? O sobrenome do genearca não seria Bovo? E qual a sua fonte para o sobrenome da esposa?

    ResponderExcluir
  22. Nilza,

    em primeiro lugar, quero agradecer pela sua resposta a minha solicitação.

    Então, nesse intervalo de tempo, já consegui saber muito mais sobre a minha genealogia, e vou compartilha-la aqui com vocês.

    Respondendo a sua pergunta, Spedo aparece como sobrenome e Bovo como nome, na maioria dos documentos que consegui obter, são eles, passaporte italiano, cartão de embarque no porto de Gênova e, da lista de desembarque dele no porto do Rio de Janeiro, assim como Spoladori aparece como sobrenome da esposa que chamava-se Maria.

    Agora partirei em busca de sua história aqui no Brasil, pois ninguém de minha família, sabe nada sobre a vida dele e muito menos sobre da esposa dele aqui no Brasil, mais especificamente ai na cidade de Recreio.

    A única coisa que sei, é que o meu bisavô Olindo Spedo, viveu, casou no Religioso (Conceição da Boa Vista) e posteriormente no Civil (Angaturama) e faleceu ai em Recreio. Como supracitado consegui a certidão de casamento, mas estou em busca da certidão de óbito, que possivelmente está lavrado no cartório de Recreio.

    Gostaria muito de saber mais sobre meus trisavós, assim como sobre os meus tios bisavôs(vós), pois só sabemos da história do Olindo Spedo, mas dos outros não sabemos nada.

    Você consegue me ajudar nessa etapa de pesquisa ai em Recreio?

    Att.,

    Melissa Spedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa: obrigada pela resposta.
      Infelizmente não tenho registros do sobrenome Spedo. Quanto ao Spoladore, tenho conhecimento apenas de uma família procedente de Vigonza que inicialmente se estabeleceu em Juiz de Fora.
      Há vários anos não vou a Recreio e não sei informar como está o acesso às fontes. Quando fiz buscas por lá, meu projeto restringia-se ao século XIX.

      Excluir
  23. Nilza,

    sem problemas, você já ajudou bastante, de pouquinho em pouquinho eu chego lá.

    Fique na paz!

    ResponderExcluir

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você