Recreio, MG: Família Barbosa

Assim como diversas outras antigas famílias da região, também os Barbosa representam uma dificuldade para nossas pesquisas, já que ainda não pudemos definir, com segurança, se todos os usuários do sobrenome pertenciam à mesma família. Nossos estudos têm confirmado a observação de Sheila de Castro Faria que, no artigo História da Família e Demografia Histórica, publicado em Domínios da História (Cardoso e Vainfas, 1997), ressalta esta característica da sociedade brasileira: diversidade de sobrenomes de pessoas da mesma família consangüínea.

Considerando, porém, que os Barbosa se inscrevem entre os antigos moradores de Recreio, trazemos uma segunda informação sobre eles.

Em 1883 a Sra. Maria Madalena Barbosa compareceu ao Cartório de Conceição da Boa Vista para requerer seu reconhecimento como tutora de seus filhos menores: José, Geraldo e Antônio (ou Teotônio). Na mesma oportunidade, outros de seus filhos ali estavam para tratar da partilha de bens de seu pai, Vicente Gomes Leal, no processo de inventário do pai deste, Francisco Gomes Leal. Estes filhos foram Vicente Gomes Barbosa, Severino Gomes Barbosa e Ana Gomes Barbosa que se apresentou acompanhada do marido, José de Oliveira Sarandi.

Sendo assim, temos mais um grupo de pessoas que vivia no então distrito de Conceição da Boa Vista na época em que se organizava o Arraial Novo que mais tarde tornou-se o distrito de Recreio.

9 comentários:

  1. Atendendo consulta de um leitor, estamos lançando um outro post sobre os Barbosa. Por favor, veja em ‘Manoel Joaquim Barbosa’, de 28 de abril de 2007

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:03 PM

    Não conheço parentes do meu pai q/ já faleceu e segundo o documento q tenho no meu poder diz q ele nasceu em Leopoldina-MG e o nome compreto dele era Raymundo Barbosa da Silva e da mãe Elisa Barbosa, se estivesse vivo estaria c/92 anos. Atenc. Leonardo Gomes Barbosa da silva

    e-mail leonardothefloyd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. minha avó se chamava maria barbosa.
    nasceu em miriaé. gostariamos de encontrar familiares. flavia_vitoria7@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:48 PM

    meu nome é Cícero guimarães da silva,e o nome de soltera da minha mãe é Generoza barbosa guimaraes e o nome da mãe dela era Julieta barbosa.Infelizmente é só o que sei,Bom minha mãe hoje tem 71 anos e é natural de São joão evangelista-mg.Gostariamos de conhecer familiares.
    Email:guimaraes_cicero@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8:07 AM

      Cara,procuro paretes nesta cidade.Sou Filho de Orfelina Tolentina Barbosa.Meus avós maternos Josefa Barbosa e Luiz Gonsaga Pires.Poderia Me amndar o n° tel do cartério ? Grato.
      jacibarbosa@uol.com.br

      Excluir
  5. Anônimo2:26 PM

    gostaria de saber sobre vicente barbosa, que, e meu avô por parte de pai e nunca soubemos nada dele.
    somos do paraná
    obigado.
    marcelo do nascimneto
    dangnascimneto@panamericano.com.br

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9:33 PM

    gostaria de saber do paradeiro de Augusto José BARBOSA e Rita Mendes Da Costa sendo os mesmo meus avós maternos nunca tive o prazer de conhece-los e muito menos saber noticias deles. minha mãe se chamava Sebastiana Mendes Barbosa ... grato
    roberto_mendes2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Roberto: esperemos que leitores deste blog possam dar notícias. O casal mencionado não consta em meu banco de dados.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5:21 PM

    Severino gomes Barbosa é meu Bisavo pai de meu Avo Jeremias gomes barbosa, um abraço aos Parentes , Heliton
    helitonpinheirobarbosa@gmail.com

    ResponderExcluir

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.