Ao serem publicadas as informações sobre os primeiros aforamentos , nosso parceiro Pedro Dorigo lembrou-se das versões que vem recolhendo entre os moradores mais antigos de Recreio . Segundo Astor Antonio Diehl, em seu livro Do Método Histórico , "o pensar histórico terá plausibilidade [...] se for baseado no princípio da fundamentação argumentativa" (p.23) É a este pensar histórico que nos propomos, ao avaliarmos os documentos do passado à luz de outras fontes . O mesmo Diehl nos ensina que um dos passos da metodologia da pesquisa histórica é a interpretação , momento em que são "analisadas as informações levantadas sobre as experiências do passado através da crítica das fontes " (2001, p. 25).
Esclarecendo um pouco mais a nossa base teórica , remontamos a Hebe Castro que , no artigo História Social publicado em Domínios da História (organização de Ciro Cardoso e Ronaldo Vainfas) lembra que "as vivências históricas individuais , passíveis de serem parcialmente reconstituídas, [constituem] um nível privilegiado de observação para rever e formular novos problemas à explicação histórica "(1997, p.53)
“Há muito venho ouvindo uma versão oral sobre a existência de uma Estação Recreio anterior à atual . Se houve, parece que se localizaria no "Triângulo ". Presumo isso a partir das informações sobre a localização dos primeiros aforamentos . Veja aqueles cujos limites ao fundo se referem à Estrada de Ferro Alto-Muriaé. Se a Estrada de Ferro Alto-Muriaé e a Estrada de Ferro Leopoldina, desde as respectivas inaugurações , nunca mudaram os seus traçados originais , a única parte da cidade em que há ou havia uma rua com casas de frente para a Estrada Ferro Leopoldina e fundos para a Estrada de Ferro Alto-Muriaé é exatamente a região do "Triângulo ", conforme demonstro no meu tosco desenho e numa combinação de fotografias aéreas atuais . Neste local há ainda muitas moradias bastante antigas e, pelo que conheço, é certamente um dos locais mais antigos da cidade , quiçá o mais antigo . É provável , neste caso , que a segunda estação tenha sido construida um pouco mais para trás , visando atender as duas linhas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.