A pedido de um leitor deste blog, trazemos algumas informações sobre as denominações dos antigos povoados . Nossa fonte principal é a obra Toponímia de Minas Gerais , de Joaquim Ribeiro Costa , edição de 1993 pela Itatiaia, de Belo Horizonte .
Ao mencionar os topônimos representados por nomes do calendário cristão , o autor lembra ser este um atestado do sentimento religioso daqueles que desbravaram o território e fundaram os antigos povoados . De modo geral , a formação do arraial iniciava-se em torno de uma igreja erguida em homenagem ao santo de devoção , cujo nome estendia-se para toda a localidade . Assim é que Leopoldina, por exemplo , chamou-se Tesouro de São Sebastião do Feijão Cru .
Obedecendo ao “Esquema Genealógico ” constante na página 93 da obra de Ribeiro Costa , temos que de Leopoldina foram desmembrados os seguintes atuais municípios : Argirita, Astolfo Dutra, Barão do Monte Alto , Cataguases, Dona Eusébia, Itamarati de Minas , Laranjal , Miraí, Palma , Recreio e Santana de Cataguases. Para os objetivos deste comentário , vamos nos referir a Laranjal , Palma e Recreio .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.