Dorigo em Recreio

Entre as consultas citadas na postagem anterior, muitas são da família Dorigo. Trata-se de um grupo de italianos que chegou à zona da mata mineira na década de 1890, instalando-se em território que hoje pertence a Recreio e ao distrito de Ribeiro Junqueira, município de Leopoldina. Com a colaboração de Elisabeth Dorigo, há alguns anos estamos estudando a família. Ressaltamos, porém, que o trabalho não está concluído e por esta razão ainda não podemos apresentar o texto final da pesquisa.

De toda forma, algumas afirmações já são possíveis.
- o sobrenome sofreu algumas modificações, sendo mais comuns Dorico e Durico;
- os nomes também foram alterados, dificultando enormemente a localização dos registros;
- até o momento sabemos que quatro filhos do genearca radicaram-se no município de Leopoldina, um no então distrito de Recreio e o mais novo migrou para o estado do Rio.

Sabemos ainda que a terceira geração espalhou-se por diversos municípios mineiros, capixabas e fluminenses. As primeiras buscas resultaram na seguinte apresentação, que será atualizada nos próximos meses.

5 comentários:

  1. Em 31 de agosto de 2010 recebemos o seguinte comentário: "sou neta de Antonio Dorigo Primus". O leitor não informou seu nome e o endereço de e-mail foi recusado pelo hotmail. Solicitamos o obséquio de entrar novamente em contato.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:54 AM

    Saudações.

    Estou em busca de antepassados meus e pela internet achei um trabalho de catalogação de casamentos de paróquias de Leopoldina - MG.

    Tenho um casal de trisavós que uma tia idosa disse se chamarem Manuel Carlos Soares e Julia Maria trindade.

    Pesquisando na internet cheguei a um documento de maio de 2009 cuja autoria pertence à Nilza Cantoni e Elisabeth Dorigo. Creio que deve ser a pessoa que colabora com vocês.

    Achei o assentamento de Manuel Joaquim Soares e Julia Maria da Trindade na página 127, em 01/05/1897. Está informação é compatível com o que descobri até o momento deste casal. Está no livro 2, folha 154v, termo 67.

    Sabem me informar como faço pra obter uma cópia deste registro? Ou como faço para entrar em contato com a Elisabeth Dorigo?

    Obrigado
    Rodrigo Macedo
    e-mail rfmacedo81@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo:você pode obter a Certidão de Casamento religioso entrando em contato com a Secretaria da Igreja do Rosário, em Leopoldina.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:29 PM

    Obrigado Nilza. Seu trabalho me ajudou a encontrar um antepassado que jamais saberia ter vindo de Leopoldina. Toda minha família por parte de pai é proveniente de Muriaé. Neste meio tempo também descobri que meu bisavô, filho destes Manuel e Julia, nasceu em Campo Limpo, atual Ribeiro Junqueira. Será que o cartório de lá me ajuda a encontrar registros? Consegui o registro de casamento dele em Bom Jesus da Cachoeira e lá consta a data e local de nascimento. Talvez seja viável que até o registro civil dele esteja lá...

    Rodrigo Macedo

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo: eu só tenho um filho de Manoel Joaquim Soares e Julia Maria da Trindade: José, nascido e batizado em 1898 em Ribeiro Junqueira. Se houve registro civil, é possível que tenha sido naquele distrito. Mas só uma busca no cartório poderá confirmar.

    ResponderExcluir

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.