Recreio, MG: Empregados da Estrada de Ferro

Como não podia deixar de ser, entre os ocupantes dos terrenos próximos à Estação do Recreio encontravam-se alguns empregados da empresa concessionária. Entre eles, CANDIDO NEVES foi o primeiro a assinar a escritura de aforamento de 191 metros quadrados. Era o dia 8 de abril de 1885, mesma data em que outras escrituras de aforamento estavam sendo registradas pelo escrivão do Cartório de Notas de Conceição da Boa Vista.

O terreno ocupado por Candido Neves, com autorização dos proprietários-outorgantes, tinha “19 metros e um decimetro de frente” e nele existia uma casa assoalhada e coberta de telhas, com duas portas e uma janela para os fundos, confrontando pela direita e esquerda com outras casas dos outrorgantes, e na frente com uma pequena rua junto da Estação da Estrada de Ferro da Leopoldina. Nos fundos da casa ocupada por Candido Neves passavam os trilhos da linha férrea Alto Muriahé.

7 comentários:

  1. Anônimo3:59 PM

    Sou nascido em Recreio, em 23/04/1950, numa casa na esquina da Rua da Conceição, filho de Cornélio Pinto da Rocha, à época, foquista de E.F.Leopoldina, e Romildes Vieira Rocha, ambos já falecidos.Mudamos em 1955, e jamais voltei a Recreio. Tenho planos de voltar até o ano que vem, antes que seja tarde.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge
    Obrigada pela visita ao blog.
    Nunca será tarde para visitar Recreio. Estive lá no ano passado e tive o prazer de confirmar que a cidade continua muito bem cuidada.

    ResponderExcluir
  3. Olá. Meu nome é José Fernandes da Rocha Neves, nascido em Leopoldina e estou fazendo pesquisa sobre meus antepassados, José Neves (avô) e Cândido Neves (bisavô), naturais de Portugal e que moraram em Recreio. Quando vi esta notícia, referindo-se a Cândido Neves, fiquei esperançoso de poder ser meu bisavô. Como poderiamos trocar mais informações? Tenho muito interesse em resgatar informações dos antepassados. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá José Fernandes: se o seu bisavô morava em Recreio em 1885, creio que seja possível tratar-se da mesma pessoa. Entretanto, não tenho outros dados sobre o personagem. Seria necessário investir em buscas no Registro de Imóveis e nos livros paroquiais para melhor analisar a situação.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Nilza,
    Obrigado pela resposta.
    No blog há menção ao registro pelo escrivão do Cartório de Notas de Conceição da Boa Vista. Você teria alguma pista sobre onde, atualmente, tais registros poderiam ser encontrados? No Registro de Imóveis de Recreio?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. José Fernandes: Penso que se vc começar pelo Registro de Imóveis de Recreio e for analisando as transmissões da propriedade, encontrará outras pistas que facilitem sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:53 PM

    Jose Fernandes,ano passado pelo final doano,aqui veio um senhor procurando dados de Candido Neves,no cartório e na Igreja.Acho que não conseguiu.
    Jose Lucio Ferreira Carvalho c/c Rachel Vieira neves11-09-1886_Vicente Correa Neves c/c Joaquina Candida Nascimento-02-10-1886-João Ignacio das Neves c/c Sebastiana Maria Oliveira 01-05-1887 Ernesto Jose Oliveira c/c Maria Izabel das Neves 11-03-1899-Agapito Neves Monteiro c/cMaria Jose Neves

    ResponderExcluir

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.