Recreio: 70 anos de Autonomia Político-Administrativa


A produção do artigo ‘Pelas folhas de ‘O Verbo’: percalços, esforços e ideais na primeira administração de Recreio (1939-1946), levou-me a buscar informações sobre a primeira administração num Município que, recém criado, teve o apoio de um importante meio de comunicação - o jornal.

Em 2008 o Município de Recreio completou setenta anos de emancipação político-administrativa. Juridicamente continua pertencendo à Comarca de Leopoldina. Atualmente o Município recreiense está sendo governado por Dr. Fernando de Almeida Coimbra (2005/2011) e ao seu lado está a vice-prefeita Daniela Cerqueira de Oliveira Cardozo Pizzamiglio, que neste último mês (setembro) protagonizou um fato histórico: pela primeira vez Recreio teve no poder executivo uma mulher. O Prefeito Dr. Fernando afastou-se por um mês de suas atividades como chefe do executivo, por motivos de saúde.

Nestes setenta anos, Recreio foi muitas vezes descrito como uma terra de habitantes lutadores por melhorias sociais. Em muitos períodos teve a força do Jornal ‘O Verbo’ mas hoje não conta com periódico de mesma expressão. E, infelizmente, a data não foi marcada por quaisquer manifestações de agradecimento a quem um dia lutou por este Município. Sequer se observam providências para resgatar o passado. Por esta razão, nas conclusões finais do artigo declarei que não tinha apenas a intenção de proporcionar revisões historiográficas sobre o período, mas conclamar a população a refletir sobre o empenho daqueles que, há setenta anos, se empenhavam pelo bem-estar social.


Leonardo Ribeiro da Silva
Graduado em História pela Faculdades Integradas de Cataguases (MG)
Pós-graduado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você