Analisar os jornais para resgatar a história


Segundo Leonardo Ribeiro
O estudo de jornais de pequena expressão é tratado por Marcelo Cheche Galves em “Pequena imprensa e poder político: pensando os jornais locais como objeto e fonte de pesquisa”, onde o autor relata que apesar da dificuldade da legitimação das notícias extraídas de um pequeno periódico, estes podem ser pensados como objetos de pesquisas e que suas linhas devem ser consideradas. Para Galves, os pequenos jornais tendem a estar subordinados ao poder público, tendo neste âmbito um paralelo para pesquisas. Em suas conclusões finais este ainda relata que com as péssimas condições de preservação de documentos nas cidades, o jornal se torna uma valiosa fonte para a historiografia.

2 comentários:

  1. Desnecessário dizer da relevancia do blog para o resgate da história de nosso municipio.
    Tenho aguardado a citação de um personagem que julgo deixou uma marca indelével na cultura da cidade. Me refiro ao Sr. Andair Santoro, ferroviário e artista plástico, nas horas vagas, autodidata, sobre quem creio que o Sr. Dorigo teria algumas referencias biográficas que deveriam ser registradas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gil: Obrigada pela visita.
    Estou encaminhando para os parceiros. Assim que forem encontrados os dados, será feita uma postagem sobre o personagem de seu interesse.

    ResponderExcluir

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você