Pelas folhas de O Verbo

Recreio é um município que, encravado nos “mares de morros” da zona da mata mineira, mais precisamente na Microrregião de Cataguases, tem sua origem ligada à passagem da estrada de ferro Leopoldina, no século XIX. No artigo produzido por Leonardo Ribeiro da Silva, em conclusão de seu curso de pós-graduação, o autor trabalha com a formação do Município em âmbito estrutural no período da primeira administração (1939-1946), descrevendo como os percalços eram imensos e todos os esforços eram realizados em prol de Recreio.

Estas dificuldades serão ultrapassadas com o empenho tanto da sociedade como da administração municipal, que ao lado da imprensa recreiense mostrará que a história de uma terra não se conta só pelas suas belezas, mas também pelos percalços que a fizeram ser bela.

O jornal tem sido objeto de grande valor para as pesquisas históricas, já que diante da precariedade de fontes sobre determinados períodos e do descaso dos poderes em objetivar arquivos públicos, eles constituem os meios para analisar o passado. Em Recreio a imprensa terá muito crédito, pois à frente estarão homens competentes que guardaram seus nomes na história quando se empenharam em traçar, pelas folhas de ‘O Verbo’, a prosperidade do Município, tendo o amor por Recreio como base, a ordem na cidade por princípio e o objetivo do progresso como finalidade.
Leia o artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você