À esquerda , o número 1 marca a região da divisa com o distrito de Ribeiro Junqueira, pertencente ao município de Leopoldina. Basicamente todas as propriedades próximas desta divisa seriam desmembramentos da fazenda São Manoel da Bocaina que , como visto no post sobre aquele distrito , foi formada por Manoel Ferreira Brito, pai de Francisco e Ignacio Ferreira Brito.
Utilizamos o número 2 para indicar a linha pontilhada, na metade esquerda da figura , que marca a divisa de Angaturama com o distrito sede de Recreio . Esta linha divisória , logo depois de passar pelas terras desmembradas da fazenda São Manoel da Bocaina , entra pelas propriedades que tiveram origem na fazenda Recreio , também citada no post sobre Ribeiro Junqueira. Depois da mudança de curso , direcionando-se para o lado direito , os limites entre Recreio e Angaturama passam por pequenas propriedades ainda não totalmente identificadas.
No alto , à direita , o número 3 indica propriedades de herdeiros de Antônio Rodrigues Gomes citados no post sobre Itapiruçu. O número 4 indica propriedades que tiveram origem em terras de Felicíssimo Vital de Moraes . Finalmente , marcamos com o número 5 a região onde viveram descendentes de Lauriano José de Carvalho .
O curso do ribeirão dos Monos , que praticamente divide o distrito de Angaturama em duas partes , é referência para divisas de muitas propriedades organizadas no século XIX. Isto nos leva a crer que os habitantes pioneiros de Conceição da Boa Vista compraram terras às margens do ribeirão e depois expandiram suas propriedades . No sentido sul-norte, as primeiras referências que encontramos indicam que Francisco Barbosa da Silva ocupou as terras da margem esquerda , ali formando a fazenda Boa Vista . Na margem direita estariam as terras onde Lauriano José de Carvalho formou a fazenda Buraco Quente , vizinha das terras ocupadas por seu sogro Felicíssimo Vital de Moraes , formador das fazendas Barreiros e Bom Retiro .
A parte norte do distrito de Angaturama teria sido ocupada , do lado esquerdo do Monos , por familiares de Manoel José de Novaes , Processo José Correia de Lacerda, Lauriano José de Carvalho e alguns Ferreira Brito. Por ali estariam as fazendas Água Limpa da Boa Vista , Bom Jardim , Cachoeirinha da Serra , Córrego do Ouro , Duas Barras e Entre Monos . Encontramos muitas referências a Domingos Ferreira Brito, Domingos Ferreira Neto , Domingos Custódio e Domingos Custódio Neto . Suspeitamos que todos estes nomes refiram-se ao Domingos irmão de Francisco e Ignacio Ferreira Brito. Mas até o momento nada podemos afirmar a respeito .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato com você
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.