Conceição da Boa Vista: 160 anos

Neste mês de outubro foram completados os 160 anos do distrito de Conceição da Boa Vista. Elevado a Distrito de Paz pela Lei nº 533 de 10 de outubro de 1851, ficou então pertencendo a Mar de Espanha que havia tido sua emancipação administrativa no mês anterior.

Naquele momento a divisão de seu território com o então Distrito do Feijão Cru iniciava-se na barra do Ribeirão São João no Rio Pomba, seguia pela fazenda de Manoel de Novaes, em seguida a Fazenda Bocaina e ganhando a serra, ia até a divisa da propriedade de João Batista com Manoel Ferreira Brito. Deste ponto, onde havia um cemitério, o limite entre os dois distritos seguia em direção à fazenda de Joaquim Cesário de Almeida, na divisa com os Valins, e daí buscava as fazendas Soledade e Santa Úrsula, que continuaram pertencendo ao Feijão Cru.

Com o Distrito de Madre de Deus do Angu, hoje Angustura, dividia pela Serra da Pedra Bonita até encontrar o Rio Paraíba do Sul e por este descia até a barra do Rio Pirapetinga no mesmo Paraíba do Sul. Subindo o Rio Pirapetinga até o Ribeirão Bonito ou do Garcia, por onde seguia até sua barra no Rio Pomba, seguindo por este até encontrar o ponto inicial da divisa, na citada barra do Ribeirão São João.

A extensão do território de Conceição da Boa Vista já foi demonstrada aqui neste blog, através da imagem abaixo.

Conceição da Boa Vista ficou subordinada a Mar de Espanha até 27 de abril de 1854 quando, com a emancipação administrativa do Feijão Cru com o nome de Vila Leopoldina, passou a fazer parte do território da nova unidade da província mineira, conforme a Lei nº 666.

Em  3 de junho de 1857 a Lei nº 810 alterou as divisas entre o Curato de Conceição da Boa Vista e a sede da Freguesia - Leopoldina, estabelecendo como limite o Ribeirão Pirapetinga, sendo que as citadas fazendas de Quirino Ribeiro de Avelar Rezende e de Manoel José Monteiro de Castro ficaram em território de Conceição da Boa Vista.


O próximo normativo legal sobre o distrito é a Lei nº 1902, de 10 de julho de 1972, quando foi elevado a Paróquia o Curato de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista.

Festejar o aniversário de Conceição da Boa Vista é lembrar que dali foram desmembrados territórios para formação de outros distritos, inclusive o de Recreio, que mais tarde passou a ser a sede administrativa do município criado em 1938.

Quando a história de todos conta a história da praça

Já está disponível o DVD sobre a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Recreio. Para adquiri-lo basta entrar em contato com Fátima Malta pelo telefone: (32) 9975-0840 ou pelo e-mail
 

Pólis 50: 2ª quinzena de agosto de 2011

Recreio participa, pela primeira vez, da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Pólis 49: 1ª quinzena de agosto de 2011

Pólis comemora aniversário e ajuda Hospital